Natal, 24 de Abril de 2014 | Cultura , Economia , Política , Finanças, Gestão, Pessoas , Negociação Coletiva e sustentabilidade.

Marcelo de Souza

NOTÍCIAS NO EMAIL


02 mai 2010

Brasília Teimosa – PE


Brasília Teimosa – Recife – PE

Promessa do governo Lula é tão aparente e incontestável quanto a transformação do conglomerado urbano de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife (PE). A brisa renovadora e a vista deslumbrante do mar da Praia do Pina em nada lembram a paisagem repleta das palafitas remendadas com sobreposições de madeiras apodrecidas que impressionou a comitiva da histórica visita presidencial e ministerial, em 10 de janeiro de 2003.
Brasília Teimosa I
 A retirada das 560 famílias dos casebres à beira-mar e a urbanização da área deu status à mais antiga invasão urbana do Recife, hoje com cerca de 25 mil pessoas. A obra melhorou o acesso a serviços de transporte e limpeza, promoveu a valorização imobiliária e possibilitou a criação de uma grande área de lazer popular. A porta da frente de Brasília Teimosa deixou de envergonhar. Agora, envaidece. “Virei gente chique. Oxe, nem se compara”, diz Maria Augusta José da Silva, de 64 anos.
 Brasília Temosa II
 só tinha lixo, ratos e um cheiro insuportável. No encontro com Erinalda, na ocasião da passagem pela cidade, Lula deu a palavra de que mudaria aquela realidade. “Todo mundo prometia. Ele veio e cumpriu”, diz Erinalda.
Brasilia Teimosa III
Sobre o lugar onde Erinalda morava e sobre as ruelas pelas quais Lula e os ministros passaram vê-se atualmente a Avenida Brasília Formosa. Estende-se por 1,3 quilômetro de calçadão. Abrange pista de cooper e bicicleta, parque para crianças e mão dupla para automóveis. Os relatos entusiasmados de Maria, Erinalda e da família que ainda possui casa na Brasília pernambucana, do marinheiro Luciano Paulo e do pescador Augusto de Lima se multiplicam em Brasília Teimosa.
Brasília Teimosa IV

“Virou um espaço para servir a todos. Eu mesmo faço caminhada com minha mulher, das 5h às 6h, as crianças brincam na areia e vem até turista conhecer nossa praia”, comemora todo orgulhoso Augusto de Lima, 62 anos, é por isso que o homem é o cara.

Canudos

Em Canudos, interior da Bahia, onde 73% vive do bolsa família a realidade começa a mudar, uma baiana que morava em São Paulo, resolveu voltar para casa e trouxe com ela o cinema, hoje, filmes já disputa com a igreja pela frequência do público morador daquela região, que começa ter alternativas de lazer e cultura.

China

Vemos na china algo impensável aos costumes do Brasil, ou seja, pessoas morando em apartamentos, se é que pode ser chamado assim, de apenas dois metro quadrado, pagando um aluguel em torno de 100 R$, por enquanto lá na china, espero que esse modelo não venha prá nós.

1 de Maio

No primeiro de maio, podemos distinguir a natureza das duas candidaturas com maiores chances eleitorais, até agora, enquanto Dilma passou o dia em São Paulo, comemorando as conquistas do governo LULA, junto com os beneficiados, Serra teve que recorrer a um retiro evangélico, para não sofrer constrangimentos nas festas dos trabalhadores que sido convidado.

Taí, Portanto, uma grande diferença entre as propostas, um governo no seu sétimo ano pode ir a uma festa popular, onde o trabalhador está, podendo ainda ser acompanhado de sua Pré-candidata, sem ser incomodado, enquanto o candidato de oposição vê-se obrigado a sair do estado em que seu partido governa por de 16 anos, sob o risco de não ter uma programação a fazer junto com os trabalhadores, recorreu a um retiro evangélico, sem maiores repercussões.

Na Europa

Enquanto o Brasil festejava o seu primeiro de maio com o crescimento do emprego e da massa salarial, no mundo dito rico, o dia foi de protestos e muita reclamação, na Grécia, França, Espanha, Portugal e Inglaterra, muita apreensão com o futuro próximo, as garras do FMI rondam esses países, as consequências, todos conheçem, arrocho salarial, desmprego, recessão e medo, vamos torcer para que tudo dê certo e o mundo dito rico, resolva rapidamente os seus problemas.

Carros

As venda de automóveis no Brasil em Março alcançaram a marca de 355 mil carros, e em Abril já estimado 288 mil veículos, isso é importante para manter a economica andando prá cima, no entanto, precisamos cuidar das cidades e das estradas, senão daqui a pouco o caos vai ser grande.

Sucessão Estadual

Vejo no Diário de Natal, uma estrevista, que postei no Blog, do cientista político Fernando Figueiredo, onde pela primeira vez faz uma análise com mais profundidade sobre as eleições do RN, para Governador e Senador, onde destaca, que o pleito não será, assim, um passeio para ninguém, observou que Iberê é um candidato competitivo e que, no caso dos senadores, será  um de cada lado, sendo ainda mais profundo, disse que se fosse fazer uma aposta com os dados de hoje os senadores eleitos seriam Vilma de Faria e Garibaldi Alves.

Quanto a eleição de governador não quis fazer um prognóstico mais preciso, adiantando apenas, que ocorre amplas chances de um segundo turno no estado, é esperar prá ver. Na eleição presidencial palpite zero, ou seja, pelos dados que ele analisa, ainda é cedo para prever o desfecho da eleição presidencial, é parelha a parelha.


[x] Fechar

Envie para um amigo









Envie para um amigo

3 Comentários Clique para comentar

  • dsadsads

    Comentário by Wilson Alves - 11/07/2010 - 21:10

  • Oi marcelo obrigado por falar de nossa comunidade e estamos melhorando cada vez mais da uma olhada no site de nossa comunidade

    Comentário by Wilson Alves - 11/07/2010 - 21:30

  • Vamos em frente e que Brasília Teimosa fique cada vez melhor e mais bonita.

    Comentário by admin - 12/07/2010 - 11:04


Deixe um comentário






Logo Marcelo de Souza

Marcelo Souza | Todos os direitos reservados @2011

;