Warning: include_once(/home/marcelos/public_html/wp/wp-content/plugins/sendtoafriend/sendtoafriend.php): failed to open stream: Permission denied in /home/marcelos/public_html/wp/wp-settings.php on line 255

Warning: include_once(): Failed opening '/home/marcelos/public_html/wp/wp-content/plugins/sendtoafriend/sendtoafriend.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/marcelos/public_html/wp/wp-settings.php on line 255
Acordo com a França vai ajudar na mobilidade e despoluição de rios em São Paulo via AB

Natal, 21 de Junho de 2018 | Cultura , Economia , Política , Finanças, Gestão, Pessoas , Negociação Coletiva e sustentabilidade.

Marcelo de Souza

NOTÍCIAS NO EMAIL


13 dez 2013

Acordo com a França vai ajudar na mobilidade e despoluição de rios em São Paulo via AB


Acordo com a França vai ajudar na mobilidade e despoluição de rios em São Paulo

download

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu hoje (13), no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da França François Hollande. Eles assinaram acordos de cooperação, com 50 projetos, como a construção de um trem para ligar a capital ao aeroporto de Guarulhos, a criação de um grupo de trabalho para a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros e a aplicação de tecnologias nas habitações em área de risco na Serra do Mar.

O presidente francês disse que a mobilidade é um problema em São Paulo: a solução está na implantação de transportes em bonde, trem de alta velocidade, teleféricos ou metrô. O acordo firmado hoje prevê a construção da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligando o aeroporto de Guarulhos à cidade de São Paulo. “A França é tão consciente dessas questões que atingem o estado de São Paulo que a Agência Francesa de Desenvolvimento disponibilizou o financiamento de 300 milhões de euros [para a construção do trem]”, disse Hollande.

De acordo com Alckmin, a Linha 13 estará operando num prazo de um ano e meio. As obras devem se iniciar a partir da próxima semana. François Hollande disse que as obras precisam começar logo: ele próprio disse que teve dificuldades para fazer o trajeto do futuro trem. “Justamente por ter feito o trajeto do aeroporto até o centro [da capital] ontem à noite é que eu acho que temos que acelerar a construção desse trem”, disse ele.

Outro convênio firmado vai usar o conhecimento da França na despoluição do rio Sena para limpar os rios Tietê e Pinheiros. Está prevista a cooperação entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP (Sabesp) e o Sindicato Interdepartamental de Saneamento da Grande Paris, responsável pela despoluição do Sena.

Segundo Alckmin, objetivo é universalizar o saneamento básico no interior até 2014 e, no litoral paulista, até 2016. A região metropolitana de São Paulo terá a despoluição total do Rio Tietê até 2019. “Faremos a parceira para acelerar o trabalho, um grande trabalho de coleta e tratamento de esgoto. A mancha de poluição [do Rio Tietê] em Barra Bonita já retrocedeu para Salto”, declarou o governador. Esse programa foi assinado com o presidente da empresa Île de France, Jean Paul Huchon, que vai trazer também tecnologias para operar o sistema de estação do esgoto.

Acordo firmado com a Île de France irá beneficiar moradores de áreas de risco na Serra do Mar paulista. O projeto de sustentabilidade levará para as habitações populares tecnologias como reutilização da água, energia sustentável e gestão do lixo.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à 
Agência Brasil  



Fatal error: Call to undefined function staf_html() in /home/marcelos/public_html/wp/wp-content/themes/wordmultpress/single.php on line 34