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CARTILHA DO CICLISTA VIA Portal do Governo Federal

Natal, 21 de Junho de 2018 | Cultura , Economia , Política , Finanças, Gestão, Pessoas , Negociação Coletiva e sustentabilidade.

Marcelo de Souza

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26 set 2015

CARTILHA DO CICLISTA VIA Portal do Governo Federal


ciclsmo

Cartilha mostra os direitos e os deveres dos ciclistas

Para usar a bicicleta como veículo, é preciso seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro. E ela tem que ter equipamentos de uso obrigatório.

O número de ciclistas e de ciclovias tem aumentado bastante nas grandes cidades brasileiras. E nesta semana foi lançada uma cartilha com os direitos e deveres de quem usa esse meio de transporte.

Quem dirige, anda de carona, ou a pé já está acostumado com elas: as tradicionais placas de trânsito. Mas, e a de bicicleta?

Jornal Nacional: O senhor conhece as placas de sinalização pra ciclista?
Pedestre: Só pela televisão.

Nem o Jonas, com dois anos de pedaladas, conhecia.

Jornal Nacional: Você sabe o que significa aquela placa?
Jonas: Essa placa aqui? Eu sei o que significa é que tem que parar antes da faixa. Não é assim?
Jornal Nacional: Não.
Jonas: Então, para falar a verdade, eu não sei.

Ela indica que ali só pode ciclista. As placas de trânsito para bicicleta estão no Código de Trânsito Brasileiro.

“Pra falar a verdade eu não sei muito bem”, admite um homem.

Mas o motorista que fez autoescola para poder dirigir conhece as placas de trânsito pra ciclistas, né?

“Não. Eu acho que eu não estou lembrado, mas é difícil”, diz outro homem.

O ‘beabá’ agora está numa cartilha do ciclista. Ali tem as que já estão no Código de Trânsito Brasileiro e uma nova, que acabou de ser aprovada em caráter experimental pelo Conselho Nacional de Trânsito. Ela indica que no mesmo espaço podem andar ciclistas e pedestres.

Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, o ciclista pode ir pela rua, nunca pela calçada. E a sinalização deve ser como mostrada no vídeo, com uma pintura no chão. E quando for num cruzamento, a área logo depois da faixa de pedestre, que hoje é reservada só pra motos, também vai ser dividida com as bicicletas.

“Qualquer sinalização que reforce nas ruas o direito previsto em lei, ela é bem-vinda. Só que ela não adianta nada se não vier acompanhada de uma finalização severa do trânsito, você tem que fiscalizar”, afirma Carlos Aranha, coordenador do Grupo de Mobilidade.

Para usar a bicicleta como meio de transporte é preciso seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Para isso, a bicicleta tem que ter equipamentos de uso obrigatório: o espelho retrovisor, a campainha ou buzina e os refletivos. No vídeo, eles foram substituídos por uma lâmpada. Isso é para identificar o ciclista quando ele estiver na rua passando e aí o motorista de um veículo cruzar com ele, para que ele não seja atropelado e não aconteça nada. É uma questão de segurança.

Em São Paulo, os motoristas que colocam em risco a segurança do ciclista passando muito perto dele são multados. De janeiro a agosto de 2015, foram 18 mil multas. Para os ciclistas que não respeitam as regras de trânsito, ainda não tem multa.

“Os motoristas têm que ter um pouco de zelo com o ciclista, o ciclista com o pedestre e assim conseguem todos viver de forma harmoniosa”, diz um homem.

 

 

http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosCidades/ArquivosPDF/Publicacoes/cartilhaciclista.pdf

 

 



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